Quem é o Ouvidor

Para o cidadão, o ouvidor é o agente que atua com  rapidez, imparcialidade, senso de justiça e que pode resolver o seu problema. É um aliado na defesa dos consumidores, colaboradores, fornecedores e usuários de produtos e serviços.

Ele também é um mediador de conflitos, defensor das relações éticas e transparentes entre empresas e cidadãos, um agente de transformação, e que busca soluções junto às áreas da organização, sensibilizando os dirigentes.

A ouvidoria é a instância que recomenda mudanças em processos de melhorias contínuas, influenciando e apoiando os gestores para que a organização tome a decisão mais correta e de acordo com os direitos dos cidadãos.

Para tanto, é importante que o ouvidor detenha alguns atributos básicos, dentre os quais:

  • Discrição
  • Conhecimento
  • Bom senso
  • Experiência
  • Bom ouvinte
  • Senso de urgência
  • Imparcialidade
  • Liderança
  • Autonomia
  • Inconformismo

FONTE: Guia de ouvidorias Brasil, 2011