Protocolo e Etiqueta

Entende-se por etiqueta o conjunto de regras e padrões que são observados para um adequado comportamento das pessoas na sociedade (etiqueta social), sendo baseada na hospitalidade e cordialidade.

Já o protocolo codifica as regras (ligadas de forma intrínseca à etiqueta social) que regem o cerimonial, cujo objetivo é dar a cada um dos participantes de um ato público as prerrogativas, privilégios e imunidades a que têm direito. O cerimonial é todo o conjunto destas formalidades específicas de um ato público, que envolve a utilização de indumentária própria, a ordem de precedência e o cumprimento de um ritual.

O cerimonial e o protocolo fazem parte dos eventos em geral e do dia-a-dia das pessoas. Conhecer as normas protocolares é extremamente útil aos organizadores de eventos, eis que lhes permite adaptar o evento conforme as circunstâncias.

Sua utilização é constante. Assim, protocolo, cerimonial e etiqueta constituem-se, verdadeiramente, na essência de um evento, com a finalidade principal de aperfeiçoar o seu resultado, determinando a sequência e o estabelecimento de precedências, tratamentos e prerrogativas de cada participante no acontecimento.